
O EVANGELHO NO LAR tem por objetivo a conscientização da família sobre a importância de orar unida, mantendo no seu lar a presença excelsa do Cristo como roteiro seguro para nossas vidas e ações. É uma reunião singela e fraterna na qual os membros da família consagram minutos importantes para falar com JESUS, dedicarem a oração e alimentar a alma.
Nele começa a grande obra da Família, pois quando sabemos dedicar energia e tempo para fins superiores, demonstramos boa vontade e Fé para recebermos do Alto, bênçãos preciosas.
Esta reunião é tão importante, pois é utilizada pela Espiritualidade como reparadora pelas entidades que nos amparam e assistem no dia-a-dia, logicamente que tudo isso em lares onde há disciplina evangélica e equilíbrio cristão, o que equivale a dizer onde há sinceridade, esforço e amor ao Cristo.
O EVANGELHO NO LAR modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, através dele formamos as defesas magnéticas de nossa casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas que desestimulam toda ação maléfica.
É uma verdadeira segurança espiritual que passa a funcionar em benefício de toda a família.
Quando o Culto do Evangelho no Lar é praticado fielmente à data e ao horário semanal previstos, atrai-se para o convívio doméstico Espíritos Superiores, que orientam, amparam, estimulam e protegem a todos.

SUGESTÕES E CUIDADOS IMPORTANTES QUE DEVEMOS TER
-
A assiduidade e a pontualidade são muito importantes, pois a Espiritualidade também assumirá o compromisso de comparecer levando o apoio e o conforto através de energias benéficas e boas intuições.
-
Escolher dia e hora da semana em que seja possível a presença de todos os familiares, ou daqueles que desejam participar.
-
A duração deve ser de aproximadamente 15 a 30 minutos no máximo.
-
Pode-se providenciar uma jarra com água para ser magnetizada (fluidificada), onde será depositado pelos benfeitores espirituais fluidos curativos para restabelecer nosso equilíbrio Físico, Emocional, Mental e Espiritual, se assim o merecermos.
-
Uma vez escolhidos, o dia da semana e o horário de realização do Evangelho no Lar devem ser respeitados. (lembre-se que receber JESUS em tua casa)
-
Não transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada ou hóspede (podendo-se convidá-los a participar da reunião).
-
Não transformar a reunião em trabalho mediúnico, nem permitir sessão de desenvolvimento mediúnico ou comunicações de espíritos, mesmo que alguém do grupo tenha mediunidade.
-
Tomar todo o cuidado para não criar polêmicas, acusações ou desvio para outros assuntos. Evite discussões, críticas e julgamento de membros do grupo ou de conhecidos em função da mensagem evangélica;
-
Sua prática deverá ser constante; salvo circunstâncias especialíssimas, nada deverá impedir sua realização. Mesmo que somente um membro da família esteja em casa no momento aprazado, o Evangelho deverá ser lido seguindo os mesmos procedimentos rotineiros. Pode ser lido em voz alta, se assim sentir necessário. Caso toda a família esteja ausente, porém reunida em outro lugar, deverá ser feito o Evangelho, no mesmo horário de costume.
-
Não apressar para que acabe logo.
-
Se não puder realizar no dia e hora marcados, contatar em oração o plano espiritual e combinar outro dia e hora!
-
Escolher dia, noite e hora da semana em que seja possível a presença de todos os familiares, ou daqueles que desejam participar.
ROTEIRO
-
1. PRECE INICIAL: Valorizar os sentimentos e não as palavras. Uma oração simples, feita de coração, onde conversamos com Jesus expondo nossos propósitos da realização do Evangelho, pedindo sua companhia e dos Mentores Espirituais, solicitando permissão para a realização do Evangelho e pedindo forças para a nossa reforma íntima. Em seguida a esta prece faz-se um “Pai-Nosso”.
-
2. LEITURA DE UM LIVRO DE MENSAGENS: Abrir aleatoriamente. Pode ser: Chico Xavier/Emmanuel; Chico Xavier/André Luiz; Carlos Baccelli/Irmão José;
-
3. LEITURA: ler um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, abrindo espontaneamente o livro ou fazendo leituras em sequencia desde o primeiro capítulo.
-
4. COMENTÁRIOS: análise sobre a leitura com reflexão voltada para nós, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus para a aplicação na vida diária, refletir no significado do que devemos mudar em nós à luz dos ensinamentos do Evangelho, fazer comentários breves e esclarecedores, que facilitem a compreensão e sua aplicação no dia-a-dia. Procurar a participação de todos, evitando discórdias ou “cobranças” de atitudes de familiares, evitando a todo custo comentário em desdouro às religiões ou pessoas e, também, não manter conversação menos edificante.
-
5.VIBRAÇÕES: Iniciar a finalização ligando-se mentalmente com nosso protetor e dos demais presentes, emitir sentimentos, pensamentos e palavras de paz, amor, harmonia, pedindo pelo nosso lar e por todos aqueles que desejamos que recebam o amparo Divino.. Agradecendo, com muito amor, a proteção que nossos amigos espirituais nos oferecem em todos os momentos de nossas vidas.
-
6. Ao final solicita-se a Fluidificação da água pelos irmãos médicos da equipe do Dr. Bezerra de Menezes.
-
7. PRECE FINAL: fazer um Pai Nosso ou uma prece espontânea de agradecimento a Deus, a Jesus, aos Mentores e a espiritualidade amiga pelos ensinamentos e benções recebidos durante o Evangelho e pela colaboração e companhia diária, convidando a todos para estarem conosco na próxima semana.
Decálogo para Evangelho no Lar
-
Peça a inspiração divina e escolha o tema evangélico destinado a leitura e comentário;
-
Não fuja ao espírito do texto do evangelho que foi lido;
-
Fale com naturalidade;
-
Não critique nada nem a ninguém, a fim de que a sua palavra possa construir para o bem;
-
Não pronuncie palavras reprováveis ou inoportunas, suscetíveis de criar imagens mentais de tristeza, ironia, revolta ou desconfiança;
-
Para não cansar aos ouvintes, não faça leitura além de cinco minutos, em voz alta;
-
Conversar sobre o texto lido ajudando aos participantes, usando caridade e compreensão;
-
Não faça comparações, a fim de que sua palavra não venha a ferir alguém;
-
Guarde tolerância e ponderação;
-
Não retenha indefinidamente a palavra: outros participantes precisam falar também.
André Luiz - Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier.